segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Admirando a solidariedade!!!!




Entre um passo e outro nas ruas dessa cidade, é possível ainda se ver um gesto solidário. Em meio há centenas de milhares de pessoas que topamos pelos caminhos dessa vida, fica marcado quando você assisti de camarote alguém ajudar o outro e vai por mim é uma sensação boa, inigualável saber que existem pessoas que muitas das vezes tem bem menos que muitos de nós em questões financeiras eu digo, e ainda sim são maiores que nós, até posso dizer melhores, porque eles enxergam a necessidade do outro enquanto nós na correria ou até por pouco caso, evitamos notar os problemas dessa sociedade de pessoas cegas e iludidas, egocêntricas e fúteis, na qual nos enquadramos muitas das vezes confortavelmente, o que é uma vergonha.
Mas enfim, já há alguns dias juntei alguns detalhes, algumas atitudes, avaliei alguns perfis e pronto. Dentro de um mês, uma centena de situações e diversas pessoas diferentes, é até triste, por não ser uma estimativa maior, mas pelo menos teve uma fraca porcentagem, o que de certa forma já é alguma coisa.
Duas situações diferentes, duas situações comuns para o cotidiano porém difíceis para quem realmente necessita da ajuda de um outro.
Pois bem, estava eu dirigindo e parei em um semáforo, sinal fechado, como já é comum ver nas ruas, alguns jovens se aproximaram pedindo moedas, um deles já dizia que era para o consumo de álcool, mas a outra jovem com uma aparência bem humilde e até cansada pelas consequências da vida na rua e vícios, devia ter no máximo uns 17 anos, ela disse que queria grana para comer, estava com fome, quase todos os motoristas fecharam os vidros dos carros, uns pro impulso mesmo, pois existe o medo de ser assaltado, outros por arrogância e ignorância, eu só tinha algumas moedas e dei a garota, mas creio que não ajudaria muito, então ao lado dos carros tinha um senhor passando com uma sacola cheia com pães, creio eu que para o café da manhã com sua família, ele ouviu a garota dizer que tinha fome, pois esse senhor abriu a sacola e deu alguns pães aos jovens. :D :D Fiquei tão feliz e até envergonhada, porque aquele senhor teve uma atitude até mais eficaz que a  minha, deu pão a quem tinha fome, e mesmo que alguns daqueles jovens dependentes químicos, não se importassem com a bondade daquele senhor (notei que até se decepcionaram com tal atitude, por esperar dinheiro para comprar drogas ou bebidas alcóolicas}), aquela jovem diferente dos outros pegou uns dois pães de queijo e na hora mesmo já começou a devorar, não fiquei pra ver o final da cena, se teve agradecimentos nem sei, mas creio que aquele senhor não esperava agradecimentos ou algum tipo que exaltação, apenas quis ajudar. Palmas ao cidadão, um senhor humilde, simples, em sua caminhada matinal da padaria à própria casa, e uma atitude tão generosa.
Segunda situação, um senhor cadeirante, estava tentando atravessar em uma avenida bem movimentada de Goiânia, eu mais uma vez estava parada em um semáforo, perto daquele senhor tinha cinco pessoas, e o mais incrível, é que nenhuma das cinco pareciam se importar, mas um rapaz, ali das redondezas que sempre está por perto pedindo esmola, e que às vezes até se oferece para limpar o para-brisa dos carros em troca de umas moedas, esse moço foi até o senhor cadeirante e o ajudou a atravessar a avenida, não sei se o senhor o recompensou, pois o sinal abriu e tive que acelerar, mas foi um gesto legal, admirável, enquanto cinco pessoas, de boa aparência, uns até jovens universitários ignoraram uma situação como aquela, aquele jovem em uma situação complicada, se ofereceu  à ajudar. Palmas pra ele!!!
Então é isso, dentro de quase um mês no máximo que notei de situações assim, foram três ou quatro admiráveis gestos solidários. Parabéns e que Deus ajude quem ajudou o próximo e o necessitado também. Pois se todos tivessem atitudes assim, eu garanto que muitas situações ruins seriam evitadas. Ajudar é um gesto de amor, de respeito, quando você ajuda, você se sente bem e quando você vê alguém ajudando você se emociona, porque no mundo de hoje é tão raro ver pessoas assim, que enxergam, que sentem a necessidade do outro.

Nesse mundo de crise, de políticos corruptos, de ladrões, de miséria, uma atitude boa é ouro, é raridade, é um exemplo, e torço para que existam mais pessoas assim, para fazer o bem, nem sempre tem que mover céus e terras, fazer parte de ONGS, fazer protestos, primeiro, comece do gesto mais simples, ajude como puder e eu garanto que é muito bom, o que você doa não faz falta, apenas acrescenta muito mais coisas boas a sua vida.

Nenhum comentário: