quinta-feira, 10 de junho de 2010

Terapias para uma vida melhor

Terapias para uma vida melhor
Técnicas que ajudam na cura de dores mentais, físicas e espirituais

Wila Borges



O mundo está cada vez mais sobrecarregado de problemas e dificuldades. A humanidade corre contra o tempo a todo momento. Hoje em dia até mesmo as crianças passam por situações de estresse e nem sempre as pessoas compreendem o porque de seus planos não se concretizarem. A insegurança, o medo, o pânico e o surgimento de fobias são um dos efeitos de causas que envolvem toda a agitação que o ser humano enfrenta no dia-dia.
De acordo com a terapeuta boliviana, Rosário Muller, o modo como as pessoas nascem também contribuem para fatores negativos no decorrer de suas vidas. Com tantos problemas de saúde surgindo e perturbações, a população está cada dia mais a procura de terapias que ajudem-nas na cura e  no equilíbrio de  certas doenças, seja dores mentais, físicas e espirituais, decorrentes destes malefícios do nosso cotidiano.
Existe diversas terapias nos dias de hoje, entre elas a que se destaca é a cromoterapia, que de acordo com a professora de terapia Marta Franco, é o tratamento através das cores, onde a vibração destas cores tem ajudado as pessoas a equilibrar suas energias, ou seja, cada cor atua de forma diferente, o laranja, vermelho e amarelo é indicado para pessoas com depressão, pois as cores em questão desenvolvem um sentimento de alegria. Já azul e o verde que são cores mais claras, são indicados para pessoas estressadas, pois transmitem calma. E por fim o vermelho e o amarelo que também fazem com que aconteça um aceleramento energético na pessoa, dando mais fome, chegando enfim em um equilíbrio emocional.
A professora  de terapia Martha Franco, ainda ressalta uma outra terapia que tanto na visão dela como na visão da terapeuta Rosário Muller é de importância fundamental comentar. Segundo elas quando um bebê nasce de parto cesariano ou parto normal existem conseqüências diferentes no decorrer da vida desta criança. A professora disse que desde o momento em que a criança sai do útero da mãe ela gera  vários padrões de pensamentos que vão manter ao longo da vida e por isso, esse é um dos momentos mais importantes da vida do ser humano.
Segundo a professora de terapia, os suicídios e os problemas com a depressão que hoje em dia vem acontecendo muito mais cedo são efeitos de traumas e pressões muito maiores ocorridos na concepção dessas pessoas. “Crianças nascidas por parto cesariano são inseguras” explicou a professora.
Já a terapeuta Rosário Muller fala que quando a criança está para nascer e tem dificuldades, até respirar é perigoso, a criança quando não tem esse nascimento de parto normal, fica em um estado de não compreensão das coisas e, além disso, com a necessidade de ser ajudada para fazer acontecer às coisas. E a função da Terapia de Renascimento ou Respiração é fazer com que a pessoa se lembre de todos os fatos que aconteceram no momento, e crie forças para tomar rumo em sua vida. “Isso se chama integrar”, conta.
A Terapeuta boliviana trabalha há 20 anos com terapias e está no Brasil fazendo trabalhos. Ela também aplica o Reiki que segundo a terapeuta é uma forma de canalizar as energias, sentir-se parte de um todo, pois através da energia dessa terapia a pessoa pode se sentir integrada de maneira silenciosa no mundo de fora, pois consegue ver que como todos em volta, ela é só mais um canal da vida e através das mãos pode expressar sua energia e ter um contato com o outro mais tranqüilo. Ela contou que é como canalizar o amor maior do universo que é a vida e sem nenhuma prática excessiva essa pessoa consegue se sentir melhor, compreende melhor as coisas, e por último, acabam por sarar por elas mesmas suas enfermidades.
Existe também a Terapia de vidas passadas e é uma das mais procuradas, pois desperta a curiosidade das pessoas de conhecerem suas vidas passadas, é o que disse o terapeuta Tiago Rodrigues, que trabalha há dois anos com aplicação dessa e de outras terapias. “Hoje você é um ser diferente do que foi ontem e isso está gravado dentro do nosso inconsciente, e a medida que você faz as coisas, isso vai caindo no seu subconsciente e fica aglomerado. A terapia consiste em fazer você entrar em contato com algumas situações, traumas, medos e transformar alguns sentimentos em sentimentos mais superiores”, explica o psiquiatra. Ele também trabalha com a massoterapia, que é uma terapia corporal onde são utilizadas as mãos, em um processo de massagem feita na musculatura dos ossos, mas que favorece a circulação da energia vital que auxilia no processo de composição do organismo físico, ou seja, algumas dores podem ser tratadas com a massoterapia.
Dentre tantas terapias para o bem estar das pessoas já citadas, não podemos esquecer da Agni Yoga Prajna, aplicada pela Terapeuta Viviany Sant'ana, que explica as técnicas envolvidas nessa Yoga, entre elas: respiratórias, posturais (com exercícios físicos), alongamento, de concentração, memorização, além de relaxamento, mantras, entre outras. O Agni Yoga Prajna pode ser praticada em qualquer idade, visando o fortalecimento muscular, a melhoria da circulação, digestão, funcionamento intestinal, elimina insônia e o trabalho na menopausa. Esta prática yoga harmoniza, equilibra e estrutura o ser como um todo (sistemas: físico, mental e emocional).
“É importante dizer que yoga não é religião, yoga significa união, união da mente com o corpo, união consigo mesmo”, conta a terapeuta. Segundo ela o yoga é bem antigo, existe há dois mil anos antes de cristo e é bem procurado pela pessoas, porque de acordo com o mundo está muito atribulado, muita correria, ansiedade, estresse e o yoga tira a pessoa do circulo vicioso, da correria, traz uma paz interior, trabalha o ser como um todo. “A pessoa vai ter uma qualidade de vida melhor”, explicou a terapeuta. Essas terapias podem ser aplicadas a todas as pessoas, ajudam na cura de doenças e ainda, de acordo com a Terapeuta Viviany Sant'ana a cura, as melhoras tem um tempo certo para acontecer, “Para cada pessoa um tempo”.
Ela trabalha aqui em Goiânia no mesmo espaço que os terapeutas Thiago Rodrigues, Rosário Muller e Marta Franco que além de professora de diversas terapias ainda é coordenadora do local. Eles oferecem cursos sobre como aplicar as terapias e constroem um ambiente harmonioso onde trabalham em prol do alívio das dores e tensões de seus pacientes.

                                                                 Vivivane Sant'ana e a Yoga 
 

Porque você procurou a terapia?

Viviany Sant'ana
Eu tenho na verdade quinze anos de formada em odontologia, e há seis anos atrás, eu tinha um problema a nível de estresse, cansaço e Fibromialgia. Sentia muitas dores, porque a profissão odontologia exige uma posição do corpo que não é benéfica. Então com o tempo surgem os problemas de coluna, problemas musculares, lesões de esforços repetitivos. Eu tive um problema que era necessário ficar dois meses sem trabalhar, foi aí que o médico Reumatologista me indicou a Yoga. E na verdade eu me curei com a Yoga e então hoje, tem um ano que estou trabalhando somente com a Yoga. Eu conheci a Yoga por indicação médica, fiz alguns anos, gostei e vi os benefícios que trazia o equilíbrio, a saúde, então me apaixonei de vez e fiz um curso de formação em Agni Yoga Prajna. Quando fiz o curso eu ainda estava clinicando como dentista, mas resolvi parar e trabalhar só com a Yoga e poder levar as pessoas o benefício que teve para mim e assim poder passar a diante.


No começo você fazia quantas sessões?

Viviany Sant'ana
Eu fazia três vezes na semana, pois para realmente se ter o efeito ideal três vezes na semana é o suficiente. Com o tempo fiz várias sessões e vi os benefícios, fui melhorando.




Em quanto tempo você começou a ver os benefícios?

Viviany Sant'ana
Cada pessoa tem um tempo, mas eu com um mês eu já não sentia tantas dores devido aos alongamentos, meu organismo começou a funcionar melhor, pois com o movimento eu senti que era possível se dormir melhor, ficar mais calma, controlar ansiedade. É um conjunto de coisas que traz o bem estar e depois disso ainda consegui trabalhar na área da odontologia por mais uns quatro anos eu parei por que eu quis, mas o Yoga me proporcionou uma saúde para levar minha vida adiante.



Com as melhorias na sua saúde, você teve uma mudança no seu dia-dia?

Viviany Sant'ana
Com certeza. Tudo ficou mais calmo. Houve um rendimento melhor no meu trabalho, pois dor deixa agente nervosa, irritada. Quando se tem qualidade de vida tudo fica melhor incluindo o relacionamento coma as pessoas, pelo fato de estar bem comigo mesma.

Você já participou de outras terapias? E os resultados são tão bons quanto a Yoga?
Viviany Sant'ana
Já fiz psicoterapia durante um tempo, foi interessante para o meu auto conhecimento. Mas o resultado não é melhor, pois são coisas diferentes, todas atuam de certa maneira para melhorar a saúde. A Psicoterapia trabalha o mental, mas a própria psicoterapia aliava o tratamento com o Yoga que tem a função de trabalhar o físico. Mas uma concilia a outra, pois é bom ter um conhecimento de si mesmo e saber lidar melhor com as coisas da vida.





2 comentários:

Polyana disse...

Wilaa,e seus dons Jornalísticos!!'
Adorooo moçaa ♥

Divina disse...

Rosário Miller qual telef é endereço onde ministra o curso de REIKI?