quarta-feira, 14 de maio de 2008

aula prática, sachês


REAGENTES

300 gramas de parafina sólida
10 g de corante, anilina.
15 g de ácido esteárico
10 ml de essência (solúvel em óleo)
5 ml de fixador
Preparei o banho-maria e coloquei uma forma com água diretamente a chama do fogão.
Em uma panela esmaltada ou de vidro, adicionei a parafina, o ácido esteárico e o corante.
Quando a água da forma já estava fervendo abaixei o fogo e coloquei a panela com os ingredientes, quando a parafina já ficou líquida adicionei o fixador e o corante, sem parar de misturar com a colher de pau.
Em outra forma coloquei água fria, e coloquei também as forminhas para modelar as velas, despejei o conteúdo da panela dentro das forminhas e aí foi só esperar, pronto os saches já estavam bonitos pronto e modelados..
ALCANO
Os alcanos, também chamados parafinas, são hidrocarbonetos alifáticos saturados, de fórmula geral CnH2n+2. Estes se apresentam em cadeias lineares ou ramificadas. Os alcanos lineares são designados, na nomenclatura oficial, através de prefixos, geralmente gregos, seguidos do sufixo "ano". Nos alcanos , os átomos de carbono usam quatro orbitais híbridos, equivalentes sp³, para se ligar tetraedricamente a quatro outro átomos (carbono ou hidrogênio).
Isomerismo
Os átomos nos alcanos com mais de três ligações carbônicas podem ser arranjados de múltiplas maneiras, formando diferentes isômeros. Alcanos "normais" possuem uma configuração linear, não ramificada. O número de isomeros cresce rapidamente com o número de átomos de carbono; para alcanos com 1 a 12 átomos de carbonos, o número de isômeros é igual a 1, 1, 1, 2, 3, 5, 9, 18, 35, 75, 159, e 355, respectivamente.
Perigos
O metano é explosivo quando misturado com o ar (1 - 8% CH4), e é um gás forte: Outros alcanos inferiores também podem formar misturas explosivas com o ar. Os alcanos líquidos são altamente inflamáveis, embora esse risco diminua com o comprimento da cadeia de carbono. Pentano, hexano, heptano, octano são classificados como perigosos e prejudiciais para o ambiente. A cadeia reta de isômero de hexano é uma neurotoxina, e por isso raramente utilizado comercialmente.

Um comentário:

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Ahhhhh! Que maravilha!
^^!
Dispensa comentários meus aqui nesta postagem, né?!
hehehe!!!