quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Ser humano? Hã? Quem? O que é?






Não fosse um pouco de lucidez, ou quem sabe a dose certa de loucura, as coisas não seriam tão complexas. Não aconteceriam tantos erros, nem tantos sustos e nem tantos tropeços, mas não podemos dizer que todos tiveram resultados catastróficos e negativos, pois muitos acertos vieram desses deslizes.
Não existe no mundo alguém que só acertou, todos fraquejam, quebram promessas, dizem pequenas e grandes mentiras. Amigos que dizem ser algo que sabemos que não são, porque até nós mesmos sabemos que não somos tão confiantes. Quando se joga com a própria vida e sua credibilidade, quando se coloca na mira a sua própria reputação, independente de qual seja e do que acredita ser o certo, todos fraquejamos e nos tornamos pessoas não tão confiáveis e frias.
O fato é que todos necessitamos ser um pouco egoístas, todos temos uma visão própria das coisas e do mundo ao nosso redor. Não deixando de lado que, sempre pensamos estar fazendo algo que possa melhorar algumas situações, estabelecer alguns vínculos favoráveis de alguma forma, nos satisfazer.
Ninguém quer ser o culpado, a maioria se faz de vítima e até quando se dizem estar à frente da culpa e tentam ser um mártir, não percebem que ainda sim estão ali como vítimas, seja por culpa de outros, seja da própria culpa, da sociedade e suas situações.
Não existem lados certos em uma briga, temos que enxergar que são pontos de vista diferentes, não estamos em um ringue, não existe vencedores, quando não faz sentido ganhar com o insucesso de outros, não somos perdedores por achar que não vencemos, pois no fim de cada grande luta na vida, estamos sempre aprendendo algo, vencendo obstáculos e nos tornando de alguma forma melhores, se assim escolhermos ser.
Sempre existem exceções, aqueles que escolhem ser perdedores e não aprender nada com que viveu, aqueles que guardam o rancor eterno e se prendem a um ódio vingativo e sem necessidade.
Ter escrúpulos ou não, não depende só do lar que cresceu, ou do lar que nem teve, nem das adversidades que teve que encarar. Nascer em um lar conturbado não te torna pior, nascer em um lar aconchegante, que se diz de respeito, de uma família tradicional não o torna melhor que ninguém, não quer dizer que é uma boa pessoa. O que nos torna o que somos é o que fazemos, é o que impomos e o que deixamos ser, independente de influências.
Todos erramos e temos a chance de acertar, magoamos pessoas, ferramos com outras, somos magoados e nos vingamos às vezes sem querer, às vezes por querer. Somos humanos, temos nossos momentos ruins, nossas fases, personalidades difíceis e creio que o horóscopo não tenha influência sobre isso.
Nada nunca é bom de verdade, felicidade se torna a soma de alguns momentos, situações, pessoas e loucuras, que algumas vezes até nos arrependemos depois. Não é permanente, até porque ninguém tem 24h por dia de constante alegria e satisfação.
Todos somos errantes, todos de alguma forma discriminamos outros, criticamos negativamente, mas sabemos também reconhecer as boas ações, quando nos permitimos a isso. Não existe segredo que cure o mundo de suas imundices, nem que façam com que sejamos mais ou menos humanos. Afinal o que é ser humano? É ser bom e cheio de respeito pelo próximo? Ou é ser errante e cruel? Na maioria dos casos nos confundimos. Não só pelo que escrevo, mas está em todo lugar. Em jornais e livros, definições diversas.
Pessoas boas defendem causas humanitárias ou o ser humano é frio e calculista? Com certeza nos confundimos, perdemos a essência exata do que seja. Nas pesquisas do google o ser humano é:
 Relacionado com o homem, indivíduo dotado de inteligência e linguagem articulada, pertencente à espécie humana; próprio, característico de homem; desenvolvido por homens.
Bondoso; que é piedoso, indulgente, compreensivo: mostrou-se humano.
                                                                                                      fonte: https://www.dicio.com.br/humano/





Então temos outras definições também, que não é importante citar, porque todos temos ideia do que venham a ser.
Só que tirando o que está escrito nos dicionários e o conceito em si a respeito do que somos, acredito que ainda podemos ter nossas própria definição.
Sei que não é fácil ser uma boa pessoa sempre, seguir as regras e ver o mundo todo vivendo hipocrisias, enquanto você está se perdendo em altos e baixos. Sei Também que pedir perdão e perdoar de verdade com o coração, não é tarefa pra qualquer um, mas deveria. Nada melhora se nós não melhorarmos. Nada evolui se nós não evoluirmos nossas mentes. Escrever sempre foi fácil pra mim, apesar de tantos erros ortográficos, mas só falar de tudo isso não me faz a exper em saber ser uma pessoa melhor, porque nem de longe eu sou. Precisando aprender a praticar mais os meus conhecimentos.







Nenhum comentário: