domingo, 4 de abril de 2010

Preconceito


COMPORTAMENTO


SOCIEDADE DO PRECONCEITO
Wila Borges


No dicionário um dos significados da palavra preconceito é, conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério. E na vida é quase isso, pois é a noção de preconceito se refere a uma atitude injusta e negativa em relação a um grupo ou a uma pessoa que se supõe ser membro do grupo, e é essa atitude em julgar alguém, que prejudica a nossa sociedade que discrimina o diferente, o gordo, o magro, o negro, o branco, o pequeno, o baixo e qualquer um que não se encaixe nos padrões. “A população avalia e é avaliada o todo o tempo, a imagem é o que diz tudo nesse mundo onde aparência é tudo” diz a estudante Zaíne Martins que também é vítima desse mau.
A estudante que desde pequena sempre escutou críticas relacionadas à sua aparência e voz, conta que muitas vezes se sentiu mau diante das pessoas, pois tinha a sensação de que todos estavam olhando os seus defeitos e isso fez com que ela se tornasse uma pessoa estressada e muitas das vezes anti-social. “Já tive ódio de muita gente por conta de certas brincadeiras de mau gosto, pois, me sentia discriminada”, desabafa.
 E não é só a estudante que enfrenta problemas relacionados ao preconceito, a dona de casa Alzira Maria Lima, que diz que a sociedade é machista, e que sempre sofreu preconceitos pelo fato de ser acima do peso e ser negra, ‘neste mundo dos perfeitos só o que não existem são perfeitos, mas tem muita hipocrisia’ conclui a dona de casa. Ela reclama que é difícil viver nesse mundo, pois tudo é direcionado ao público magro o que é um absurdo, pois grande parte da população é obesa, mas felizmente ainda é pouco, mais existem lojas especializadas também em tamanhos grandes.              
Segundo ela é constrangedor freqüentar academias, pois as pessoas reparam “devia haver academias só para os obesos”. E ela diz ainda que apesar de tudo ela é feliz. “Não deixo isso impedir que eu viva, que eu tenha sonhos e os queira transformar em realidade. Gosto de mim do jeito que sou, afinal desde os meus doze anos que meu corpo se transformou em gordinho, apesar de tudo sou super vaidosa e tenho consciência de que tenho bom gosto para me vestir, tenho consciência de minha beleza exterior. Afinal o que seria do azul se todos gostassem do amarelo?”.
Apesar dos problemas relacionados a série de preconceitos que todos têm, no mundo ainda existem pessoas que otimistas que acreditam que tudo pode mudar que é possível todos conviver sem reagir negativamente ao próximo. Pois no mundo há lugar suficiente para todas as pessoas, a diferença pode ser vista como positiva, é aprender a entender, conhecer o próximo e respeitar tudo que seja relacionado a eles.
Existem diversos tipos de preconceitos os relacionados a cor, a religião, as mulheres, a religião, a sexualidade, etc. E a cada dia surgem novos preconceitos e isso resulta muitas das vezes em agressão física e verbal. Os noticiários estão repletos de notícias do tipo calouro de universidade é espancado por ser negro, ou mulher que perdeu vaga no emprego por causa do excesso de peso, homem espanca travesti, etc. e isso é mostrado constantemente na mídia, o que é vergonhoso para aqueles que se dizem seres humanos quando de fato não sabem respeitar ou conviver coma diversidade.
         E Goiânia como qualquer outra cidade no mundo contém milhares de pessoas, diversidades culturais e muitas diferenças. Nesta cidade também existe a discriminação, o preconceito e estranhamento a tudo que é diferente, novo e fora dos padrões de beleza. Na escola, nos bares, nas lojas e parques, sempre haverá pessoas preconceituosas que não entendem que todos são iguais, independente de raça, cor de pele, cultura e posição social, ninguém está imune ao preconceito.












4 comentários:

Profª Thaiza disse...

Olá, minha querida!
Postagem bem oportuna a sua hoje!
E, concordo plenamente, Goiânia não está imune ao preconceito, seja ele qual for!
Mesmo nas 'piadinhas'...
Desejos de uma doce e abençoada Páscoa!!

Aline Ramos disse...

"NINGUEM ESTÁ IMUNE DO PRECONCEITO" pura verdade né? hoje em dia existe preconceito pra praticamente tudo !

Muito bom seu blog !!

beeeeijo, fica com Deus!!!

Taynara disse...

Poisee Amigha!Vc Falou Tudoo ai mesmo, pq éu já sofri tbm por ser gordinha,esse povo ao inves de olhar seus defeitos critica o defeito do proximo! Isso é coisa de pessoas maldozas,que sentem prazer em ser melhor que o outro e mais Bonito!.
Agora não tenho vergonha mais ,Sou Gordinha mesmo e daí ?
kkkkk
Amei O Assunto Abordado!
Te aDoroo Amigha !

Alline disse...

Barbaro!!!!!